quinta-feira, 4 de novembro de 2010

APRESENTAÇÃO

O I ENCONTRO DO PROGRAMA PERMANECER - ICADS/UFBA é resultado do interesse da equipe do NUPAE, representante e executor no ICADS das ações da PROAE, em fortalecer os objetivos e o papel do Programa Permanecer. Em seu terceiro ano de funcionamento, o Programa Permanecer, é resultado da política de ações afirmativas da UFBA, em especial das políticas voltadas a Permanência de estudantes em situação de Vulnerabilidade Social da UFBA. Mais do que isso, o Permanecer também procura estimular a inserção acadêmica do estudante, através de ações de extensão, atividade de iniciação a docência e ações institucionais, sempre sob a orientação de um professor ou técnico-administrativo.
De acordo com as diretrizes do Permanecer para o período 2009-2010, O Programa foi criado com recursos oriundos da política de descentralização orçamentária da SESU/MEC com aplicação destinada a bolsas de permanência. Constitui-se em uma rede de ações no campo da extensão, atividades docentes e atividades institucionais, voltadas, principalmente, à formação e apoio social aos estudantes, bem como à consolidação de novas estruturas universitárias que possibilitem a sustentabilidade da política de acesso ao ensino superior”.
É fato que, nestes três anos, o Programa Permanecer acumula experiências de sucesso, e de fato tem contribuído para a permanência dos estudantes, mas percebe-se que, no que tange a produção de saber, e a inserção na vida acadêmica ainda é preciso criar instrumentos efetivos que estimulem os estudantes e seus orientadores a dar publicidade a produção realizada em seus projetos.
No ICADS/UFBA esse problema ainda é maior, já que o distanciamento de Salvador acaba por dificultar a participação dos bolsistas em eventos acadêmicos onde possam apresentar o resultado de seus projetos.
É nesse sentido que procuramos criar esse espaço acadêmico, de apresentação de trabalhos produzidos no Permanecer, como também de reflexão sobre os temas que envolvem a política de Ações Afirmativas da UFBA, no nosso Instituto. Esperamos com isso dinamizar a vida acadêmica do ICADS, como também proporcionar o debate em torno dos trabalhos e experiências gerados a partir do Programa Permanecer, assim como discutir com a sociedade civil do oeste da Bahia, o papel social da Universidade Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário