quinta-feira, 24 de março de 2011

Resumos de Projetos Aprovados do PERMANECER 2011 - Eixo Extensão Universitária

Cod.
AUTOR
BOLSAS
EIXO
1889
ALEX ALVAREZ SILVA
2
Projetos de Extensão
Universitária


GRUPO DE ESTUDOS HISTORIOGRÁFICOS: MEMÓRIA, IDENTIDADES E CONHECIMENTO

Descrição:
O projeto de extensão aqui apresentado constitui-se na criação de um Grupo de Estudos Historiográficos no Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICADS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trata-se da primeira atividade de extensão proposta pelo curso de Licenciatura em História do ICADS. Assim sendo, busca envolver prioritariamente alunos e professores vinculados ao curso de História, embora se mantenha aberto ao diálogo interdisciplinar com professores e alunos de outras áreas, em especial à participação daqueles vinculados ao curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades.
O curso de Licenciatura em História foi criado no ICADS recentemente, tendo iniciado suas atividades no primeiro semestre de 2010, com previsão de ingresso de 45 alunos por ano. O curso encontra-se em processo de consolidação como pólo formador de professores de história para atuarem na rede básica de ensino, vivenciando carências típicas de cursos de graduação em fase inicial (carência de professores especializados nos diferentes componentes curriculares, carência de acervo bibliográfico variado capaz de atender às necessidades do curso, ausência de atividades extracurriculares específicas). Propomos então este projeto no sentido de auxiliar a consolidação do curso de História, oferecendo um espaço de reflexão e atuação continuadas que possibilite aos alunos oportunidades de aprimorarem sua formação para além dos componentes curriculares básicos, se envolverem com os professores e com a instituição universitária em um contexto diferenciado das aulas regulares e participarem em atividades de extensão complementares a sua formação. É nesse contexto que o "Grupo de Estudos Historiográficos: memória, identidades e conhecimento" se oferece como um núcleo de ação contínua cujo objetivo maior é a reflexão teórico-metodológica acerca da produção do conhecimento histórico, apoiada nas possibilidades de construção de um conhecimento histórico local, aliando o domínio amplo da historiografia e seus métodos aos objetos de estudo específicos de Barreiras e do oeste baiano.
Para tanto, o "Grupo de Estudos Historiográficos" se constituirá, na prática, de encontros regulares entre o docente proponente, alunos do curso de História do ICADS e demais interessados, a serem realizados nas dependências do próprio Instituto, com o objetivo de oferecer esse espaço de reflexão acerca do conhecimento histórico e, principalmente, para coordenar as ações de levantamento da memória e identidades locais.
Assim, o "Grupo de Estudos Historiográficos" terá suas atividades estruturadas em torno de 3 eixos principais.
I) Conhecimento Histórico: encontros de reflexão teórica acerca da produção do conhecimento histórico, relacionando narrativas historiográficas com os elementos empíricos da memória social imprescindíveis à construção de um saber histórico e à constituição de identidades históricas reconhecíveis nas narrativas historiográficas.
II) Memória: levantamento da memória local em seus variados aspectos. Inclui-se aqui diversificadas formas de permanência de elementos do passado no presente: relatos orais, livros de memória e biografias, arquivos institucionais, acervos particulares, jornais e revistas antigos, documentos paroquiais e demais elementos que constituam o patrimônio histórico-cultural da região. Os alunos participantes do "Grupo de Estudos Historiográficos" serão direcionados para o levantamento desses diferentes campos de atuação, buscando na sociedade elementos que possam vir a ser abordados por uma perspectiva historiográfica.
III) Identidades: para além da reflexão teórico-metodológica em seu sentido estrito, o "Grupo de Estudos Historiográficos" promoverá a ponte entre memória e conhecimento histórico a partir do encontro entre os dois eixos de atividades descritos acima. A partir de elementos de memória levantados junto à sociedade será possível delinear as identidades históricas que se fazem presentes, bem como as questões sócio-históricas específicas que permitiriam sua posterior organização pelo conhecimento histórico metodologicamente orientado.
Na medida em que os diferentes campos locais de inserção do conhecimento histórico forem se delineando, o grupo apresentará o resultado de seus trabalhos em evento de apresentação das atividades desenvolvidas pelos alunos, bem como a elaboração de um sítio na internet que possa agregar novos interlocutores junto à sociedade. A partir daí, o "Grupo de Estudos Historiográficos" poderá elaborar material didático próprio acerca da memória local para ser apresentado nas escolas da região.



1705
ANA MARIA MAPELI
2
Projetos de Extensão
Universitária


TÉCNICAS DE PROPAGAÇÃO DE MUDAS E CONSERVAÇÃO DE FRUTOS NATIVOS DO CERRADO

Descrição:
Os frutos das espécies nativas do Cerrado oferecem um elevado valor nutricional, além de atrativos sensoriais como cor, sabor e aroma peculiares. Por estes motivos, a comercialização vem adquirindo notável desenvolvimento nos últimos anos e, se caracteriza como um dos mais promissores segmentos da horticultura intensiva no campo do agronegócio nacional.
Entretanto, a participação de comunidades tradicionais neste contexto ainda é muito pequena, por desconhecimento científico ou por falta de incentivos para sua inserção. A substituição da vegetação natural e o manejo inadequado de muitas culturas têm levado à perda de oportunidades que poderiam beneficiar as comunidades que habitam a região, as quais se caracterizam pela ausência de segurança alimentar, reforçada pela falta de mecanismos que promovam a geração de renda.
Devido ao processo acelerado de ocupação agrícola do Cerrado e à exploração extrativista e predatória, tem-se observado quedas anuais significativas nas safras dos produtos nativos deste bioma, tornando imprescindível que seu cultivo seja iniciado. Associado a isso, observa-se que as perdas anuais na pós-colheita de frutos, de qualquer espécie, têm atingido de 30 a 40% da produção devido à falta de tecnologias adequadas na colheita, embalagem e armazenamento, assim como ineficiência dos sistemas de transporte e comercialização.
O nível de conhecimento sobre técnicas de plantio de fruteiras nativas do Cerrado ainda é incipiente, pois essas plantas encontram-se ainda em estado selvagem, apresentando grande variabilidade genética. Entretanto, pequenos plantios podem e devem ser feitos, para garantir a sobrevivência e perpetuação dessas espécies ora ameaçadas de extinção. Além disso, o cultivo dessas fruteiras poderá se constituir numa fonte de renda alternativa para as comunidades, uma vez que existe um mercado potencial para essas frutas e por meio da comercialização de mudas. Estudos de técnicas que favoreçam a germinação ou propagação assexuada destas espécies são importantes tanto para maximizar a taxa de germinação, como para obter plântulas com qualidade genética e fitossanitária adequada.
A conservação e o uso sustentável de áreas do Cerrado dependem ainda de conhecimentos básicos sobre pós-colheita, pois grande parte do produto colhido é perdida antes que o consumidor seja atingido, sendo necessário o desenvolvimento de técnicas de manejo pré- e pós-colheita que promovam um atraso na deterioração. O conhecimento da fisiologia pós-colheita do fruto é de grande importância para que se tenham subsídios técnicos que visem à ampliação do tempo de armazenamento sem, contudo, alterar suas características físicas, organolépticas e nutricionais. Mesmo os frutos do Cerrado apresentando potencial para comercialização, há poucas informações disponíveis sobre tais técnicas, principalmente no que se refere à interação entre refrigeração e uso de embalagens plásticas, sensibilidade da espécie à injúria por frio e potencial de armazenamento em temperatura não causadora de danos por frio.
A regulação de manejo e certificação do extrativismo sustentável são iniciativas necessárias para que se criem mecanismos de apoio técnico para as comunidades que possuem interesse em desenvolver este tipo de atividade. O desconhecimento de fatores que podem influenciar a fisiologia e produção dessas plantas e a ausência de técnicas de beneficiamento pós-colheita podem interferir negativamente no manejo sustentável e no retorno econômico compensatório para a comunidade extrativista.
A execução deste projeto envolverá visitas na comunidade Val da Boa Esperança, no oeste da Bahia, para detectar espécies de ocorrência natural e utilizadas pelos moradores. A seleção da (s) espécie (s) visará destacar as frutas que apresentam maior potencial para a exploração sustentada em médio e curto prazo, com base no seu potencial econômico, nutricional, social e ambiental, com perspectiva de fomentar seu uso pelas comunidades, proporcionando novas oportunidades de trabalho e de renda, preservação das tradições culturais e convivência harmônica entre o homem e a natureza.
O desenvolvimento deste trabalho possibilitará o domínio de diversas técnicas de propagação, originando mudas com eficiência e qualidade que o mercado demanda. Além disso, permitirá que as comunidades tenham acesso às técnicas de armazenamento e empacotamento que favoreçam a conservação dos frutos, reduzam as perdas e, conseqüente, tenham maior rentabilidade, sem a necessidade de aumentar a área cultivada.
As atividades de produção de mudas e conservação pós-colheita serão precedidas de capacitação com vistas a garantir que os beneficiários possam se apropriar dos conhecimentos acerca de cada atividade de modo que estas tenham continuidade, mesmo após concluídos os serviços. Com esse mesmo propósito serão realizados, ainda, seminários como um fórum integrador e ao mesmo tempo de difusão do conhecimento e da integração da universidade com a comunidade.


1915
ANATALIA DEJANE SILVA DE OLIVEIRA MATOS
2
Projetos de Extensão
Universitária


FORMAÇÃO E CIDADANIA: CURSO INTENSIVO PRÉ-IFBA

Descrição:
O Projeto de extensão "formação e cidadania: curso intensivo Pré-IFBA" é uma proposta voltada para alunos de escolas públicas, concluintes dos anos finais do ensino fundamental. Oferece uma proposta de ensino e aprendizagem intensiva, que envolve formação em docência também para os acadêmicos dos cursos de licenciatura do ICADS. Além disso, é uma proposta de trabalho que, além da formação no exercício da cidadania, atua também para criar condições de participação real dos alunos no processo seletivo do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus de Barreiras, região Oeste da Bahia. Pois, se esses alunos entram em uma instituição federal de formação em nível médio, é possível construir uma perspectiva de vida em função da formação universitária. Fato que, até então, não está presente na vida dos alunos concluintes do ensino médio em nossa região. Essa informação se sustenta pelas diversas pesquisas que temos realizado.



1684
DANIEL ALVES CERQUEIRA
2

Projetos de Extensão
Universitária


DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Descrição:
Vivemos hoje no Brasil o início de um ciclo virtuoso. Devido ao desenvolvimento econômico, o qual é refletido na melhoria de vida da população em todos os setores da sociedade, há um consequente aumento do consumo. Este, por sua vez, exige um aumento de produção, o que gera mais empregos. Como parte deste ciclo virtuoso, além do aumento de produção, é necessário que a qualidade desses produtos seja melhorada devido à competição entre as diversas empresas. Dessa forma, é necessário que se disponha de mão de obra qualificada nos mais diversos campos de atuação. Devido à sua maior qualificação, espera-se que esses trabalhadores mais qualificados recebam uma melhor remuneração, e então o ciclo virtuoso se reinicia. É justamente em relação à formação de mão de obra qualificada que temos o maior impedimento para dar continuidade ao ciclo virtuoso brasileiro.
Há uma grande demanda por profissionais das áreas de ciências exatas e engenharias para ocupar os postos que vem sendo criados nos últimos anos devido ao desenvolvimento econômico. Entretanto, quando se analisa os dados referentes ao número de formandos no Brasil, observa-se que historicamente um maior número de formandos nas áreas de ciências humanas. Observa-se ainda que o número de formandos na área de ciências exatas e engenharias é muito menor do que o necessário para suprir as necessidades do mercado brasileiro, de forma que o número de profissionais estrangeiros dessas áreas que são trazidos para o Brasil vem aumentando ano a ano. Isto leva a uma elevação nos custos de produção, e consequentemente, há uma diminuição na competitividade destas empresas.
Um dos problemas em aumentar o número de alunos nessas áreas é a rejeição de muitos alunos por profissões nas áreas de ciência. Essa rejeição é causada principalmente pela má formação que esses alunos tiveram nas disciplinas de ciências exatas durante o ensino fundamental e médio. Assim, uma solução de longo prazo para se aumentar o número de formandos nas áreas de ciência e engenharia é melhorar o ensino de ciências tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.
Na cidade de Barreiras - BA, onde se situa o Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal da Bahia (ICADS/UFBA), boa parte dos professores não é formada na área em que lecionam.  Os alunos reclamam ainda que a matéria ensinada em sala de aula pouco se aplica à realidade em que vivem, ou que não entedem o jargão utilizado pelos professores. Na cidade de Barreiras, o sistema educacional tem uma carência muito grande de professores de licenciados em química. Em relação aos professores de química que atuam neste município, muitos são pedagogos, engenheiros agrônomos, matemáticos e alguns outros fazem parte do Programa REDA, sendo contratados alunos de química e áreas afins para exercerem o magistério temporariamente. Logo, a maneira como a química é abordada nas escolas pode contribuir para a difusão de concepções distorcidas, uma vez que os conceitos são apresentados de forma teórica, muitas vezes cópia fiel do livro didático, ou ainda, conteúdos ora fora de contexto, ora de forma muito reducionista, ora de forma errada.
Dessa forma, o objetivo deste projeto é desenvolver materiais didáticos para o ensino de ciências, os quais poderão ser utilizados como ferramentas para auxiliar professores e alunos a obter um melhor aproveitamento nessas disciplinas. Espera-se que esses materiais tenham uma linguagem acessível aos professores e, principalmente, aos alunos. Espera-se ainda que esses materiais tragam exemplos do dia-a-dia dos alunos das escolas públicas do município de Barreiras e que instiguem a curiosidade dos alunos para que eles tenham interesse de buscar informações além do material que for apresentado.
O conteúdo desses materiais deverá ser elaborado pelos alunos bolsistas do Programa Permanecer, os quais terão a incumbência de selecionar as temáticas, as quais podem ser as mais varias, como por exemplo energia, meio ambiente, reciclagem e alimentos. Os alunos também serão responsáveis por preparar o material e divulgá-lo. A divulgação deste material, além de mídias tradicionais (textos de divulgação científica, roteiros de experimentos, etc), também poderá ser feita através de meio digital, como por exemplo com criação de vídeos e desenvolvimento de um blog e/ou website.


1518
DANIELA CRISTINA CALADO
2
Projetos de Extensão
Universitária


COLEÇÃO DE INVERTEBRADOS DO MUSEU DE CIÊNCIAS DO CERRADO

Descrição:
O Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICAD) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) iniciou no ano de 2010 o "Projeto Museu Cerrado Animal". Este projeto teve como objetivo principal aproximar a comunidade universitária e a comunidade, através de exposições de esqueletos de vertebrados, animais taxidermizados, e peças de amostras preparadas através de outras técnicas anatômicas executadas pelos bolsistas do Projeto Permanecer 2009.
Atualmente, o Museu conta com a participação de docentes de diferentes áreas do conhecimento, tais como Morfologia, Zoologia, Botânica, Biologia Celular e Molecular, e Geologia, e por isso teve o nome alterado para "Museu de Ciências do Cerrado Nordestino". O objetivo principal do Museu é a popularização do conhecimento e o resgate histórico de coleções para a região. O fortalecimento desta relação Universidade/Comunidade deverá ser fortalecido através de visitas de professores e estudantes do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares, bem como da população em geral.
O Museu de Ciências do Cerrado Nordestino está organizado em quatro setores:  Setor de Animais Invertebrados, Setor de Animais Vertebrados, Setor de Flora e Setor de Rochas, Minerais e Gemas. O Setor de Animais Invertebrados é constituído por exemplares conservados em via seca e líquida, pertencentes aos filos Annelida, Mollusca e Arthropoda procedentes do Cerrado. E também conta com amostras da Mata Atlântica, os quais foram incluídos para permitir maior compreensão da diversidade de espécies e formas do Cerrado brasileiro, e permitir aos visitantes entender as particularidades do Cerrado e a importância da conservação de espécies endêmicas do bioma.
A coleção de invertebrados é resultado de trabalho voluntário de estudantes de graduação, bem como de bolsista do Programa Permanecer 2009. Cabe ressaltar, que estes bolsistas eram monitores das disciplinas de Zoologia de Invertebrados e voluntariamente colaboraram para a implantação da coleção do Museu de Ciências do Cerrado. Entretanto, para manutenção, ampliação e apoio em visitas orientadas, são necessários recursos humanos capacitados para a realização destas atividades. Isso demanda o treinamento de estudantes de graduação em técnicas de coleta, preparação de amostras e curadoria de material zoológico. Assim, o objetivo do projeto ora proposto é dar continuidade a implementação do acervo do museu através da coleta de exemplares de invertebrados da fauna da região oeste da Bahia e sua disponibilização para a comunidade através de visitas orientadas ao acervo. Além de visar a formação de recursos humanos capacitados para a curadoria de coleções biológicas, especialmente na área de Zoologia de Invertebrados.
Para a implementação do acervo de invertebrados do "Museu de Ciências do Cerrado", serão realizadas coletas em diferentes áreas do oeste da Bahia. As amostras serão obtidas através de diferentes métodos de coleta, tais como: a) busca ativa de exemplares na vegetação, em coleções líquidas, em hospedeiros vertebrados; b) coleta com redes entomológicas; c) coleta com armadilhas luminosas; d) coleta com armadilhas tipo pit fall; e) coleta de amostras aquáticas com conchas entomológicas; f) coleta com armadilha tipo Shannon; entre outros métodos. As amostras coletadas serão devidamente acondicionadas e etiquetadas, e em seguida transportadas ao laboratório de Zoologia do ICAD. Em seguida, o material será triado e preparado de acordo com os procedimentos comumente utilizados para cada grupo taxonômico, sendo posteriormente depositados na coleção. 
                Cada amostra do acervo deverá ser identificada ao menor nível taxonômico possível, e para cada grupo taxonômico serão disponibilizadas informações sobre hábito de vida, habitat e outras informações consideradas importantes para o conhecimento e manutenção da diversidade do Cerrado. As informações que irão acompanhar cada amostra deverão ser organizadas pelos bolsistas sob supervisão do orientador responsável pelo projeto.


1647
DENNIS COELHO CRUZ
1
Projetos de Extensão
Universitária


ANÁLISE DE PROJETO HABITACIONAL POPULAR PARA O MUNICÍPIO DE BARREIRAS – BA

Descrição:
Observa-se que não há uma padronização na utilização dos lotes disponíveis no município de Barreiras (BA) e para tais, com áreas menores de 360 metros quadrados, são desenvolvidas uma ou mais plantas arquitetônicas, que agrava a condição de conforto humano.
Para execução deste projeto, serão utilizados conhecimentos das disciplinas de IAD176 - Desenho Técnico com ênfase em desenho arquitetônico e IADB79 - Desenho Aplicado à Engenharia Civil, IAD135 - Materiais de construção I, IAD145 - Construção civil I e IAD347 - Instalações prediais, bem como analisadas as normas técnicas e código de obra vigente no município de Barreiras (BA).
Num levantamento preliminar, serão exploradas as informações sobre as leis e as normas vigentes no Brasil e no município de Barreiras para construção habitacional, servindo de embasamento para uma pesquisa crítica das atuais moradias. Investigar-se-á o uso do parcelamento de solo em projetos arquitetônicos - por intermédio do código de obras - quanto: à distribuição e posição de cômodos no lote - bem como as suas medidas e áreas -, à aplicação das normas no cálculo de áreas de impermeabilização e iluminação e ao afastamento das divisas.
A discussão dos dados obtidos em campo, por meio de visitas técnicas, permitir-se-á propor formas de aproveitamento do terreno, por meio de plantas arquitetônicas, em consonância com as leis, buscando principalmente os modos de reduzir os custos que norteiam uma obra, além de otimizar o uso dos materiais de construção e propor métodos construtivos adequados ao projeto proposto.
Como projeto de extensão, esse projeto gerará um material informativo (folder) para a comunidade, como forma de conscientização dos problemas encontrados na prática e possíveis soluções, e um material técnico referente à construção da edificação.


1603
EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
2
Projetos de Extensão
Universitária


A EXPERIMENTAÇÃO COMO EIXO PROBLEMATIZADOR NO ENSINO DE QUÍMICA

Descrição:
Os experimentos científicos escolares são essenciais no processo do desenvolvimento das aprendizagens. Quando os alunos podem observar e participar de um experimento, o assunto a ser tratado no momento da aula toma uma nova dimensão, alcançando uma maior amplitude para o aluno e também para o professor enquanto facilitador do processo de aprendizagem.
As atividades experimentais são, na maioria das vezes, vistas como uma ferramenta motivadora para os alunos. A observação dos mesmos durante o experimento gera uma curiosidade sobre o tema proposto na experimentação. Os experimentos podem possibilitar o despertar de interesse e motivação para a análise crítica dos resultados, compensando as dificuldades que são freqüentemente citadas pelos alunos em relação ao aprendizado de Química e reforçando conceitos que são importantes.
Essas habilidades e competências proporcionadas pelos processos de aprendizagem contribuirão para que o aluno obtenha êxito não somente no ambiente escolar, mas em vários âmbitos de sua vida.
Os processos de aprendizagem não são simples e sua complexidade exige que sejam consideradas todas as variáveis que possam contribuir para que eles ocorram. Um ponto essencial na integração entre os estudos teóricos e as práticas experimentais existentes em Química, é o relacionamento entre os alunos e o professor, que dentro de um ambiente de descobertas e construções próprias, tende a se tornar mais próximo.
As atividades experimentais caracterizam-se por questionamentos construtivos, aumentando o grau de comunicação entre o aluno e o professor, e também entre o aluno e as diversas fontes de informação. O questionamento, que vem a ser o ponto de partida de uma experimentação, pode ser um problema, um tema problematizado, e também um meio de fornecer uma explicação lógica, uma justificativa, e até mesmo uma previsão para um determinado fenômeno ou evento científico.
Na cidade de Barreiras, o sistema educacional tem uma carência muito grande de professores de licenciados em química. Muitos dos professores que atuam nas escolas são pedagogos, engenheiros agrônomos, matemáticos e alguns outros fazem parte do Programa REDA, sendo contratados alunos de química e áreas afins para exercerem o magistério temporariamente.
Logo, a maneira como a química é abordada nas escolas pode contribuir para a difusão de concepções distorcidas, uma vez que os conceitos são apresentados de forma teórica, muitas vezes cópia fiel do livro didático, ou ainda, conteúdos sem nenhuma contextualização. Tornando o ensino de química ruim para a maioria dos alunos. Além disso, existe um distanciamento dos diferentes fenômenos do cotidiano do aluno. Sendo notório o desinteresse e/ou a deficiência dos alunos na área de química, o que faz necessário o desenvolvimento de estratégias de ensino e o uso de ferramentas alternativas de ensino, objetivando despertar o interesse e a importância dos conceitos inseridos nos currículos escolares dos ensinos fundamental e médio.
O projeto de extensão a experimentação como eixo problematizador no ensino de química pretende fazer um estudo, realizando um levantamento de conteúdos que os alunos acham difíceis e desestimulantes, bem como um estudo sobre conteúdos interdisciplinares como, por exemplo, meio ambiente, energia, água entre outros, para buscarem, com ajuda da literatura, experimentos que abordem esses conteúdos e que sejam utilizados com materiais simples do nosso cotidiano, ou seja, materiais alternativos.
 Os experimentos selecionados e testados pelos alunos, terão a incorporação teórica sobre os acontecimentos, sendo apresentados ao professor para corrigir possíveis falhas conceituais.  Os alunos envolvidos no projeto apresentarão os experimentos mediante uma explicação teórica para alunos das escolas públicas da cidade de Barreiras, assim como apresentação em feira de ciências das escolas quando solicitado.
A Diretoria Regional de Educação (DIREC 25) vem apoiando ações realizadas pelo ICADS/UFBA, no sentido de indicar os contatos (diretores de unidades de ensino) e agendar as incursões nas escolas da rede estadual de ensino para apresentações de projetos relacionados com o ensino, além das escolas e professores que sempre nos receberam muito bem, buscando parcerias com o ICADS para estimular e melhorar a aprendizagem dos alunos.


1624
FLORISVALDA DA SILVA SANTOS
1
Projetos de Extensão
Universitária


PRODUÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES VEGETAIS NATIVAS DO CERRADO BAIANO NO ICADS-UFBA

Descrição:
Barreiras e outros municípios localizados no cerrado baiano vivem em um paradoxo em que precisa do desenvolvimento sócio-econômico propiciado pela agricultura, mas sofre com o crescimento da degradação ambiental decorrente desse processo. Um caso que ilustra bem essa degradação é o das queimadas anuais, uma prática típica nas comunidades agrícolas no oeste da Bahia, que muitas vezes avançam nos fragmentos de mata em torno das lavouras, ameaçando os ecossistemas e a biodiversidade. Essa biodiversidade vegetal é muitas vezes usada como substâncias terapêuticas pelas comunidades agrícolas tradicionais que fazem uso de chás, xaropes e pomadas para diversas enfermidades humanas e animais, as chamadas plantas medicinais. A biodiversidade vegetal também pode ser útil às comunidades de agricultores da região servindo como fonte de princípios ativos capazes de afetar a biologia dos agentes patogênicos e pragas agrícolas, por meio de extratos vegetais das plantas nativas, funcionando como fungicidas naturais, em sistemas agrícolas de base ecológica. Em uma escala mais ampla a biodiversidade vegetal tem sido destruída pela extração de madeira, como uma alternativa econômica para alguns produtores rurais de baixa renda que o fazem sem um plano de manejo adequado, e pelo desenvolvimento agrícola da região que acelerou o desmatamento, substituindo a vegetação original por grandes áreas cultivadas. A degradação da vegetação verificada estende-se até as matas ciliares ameaçando a conservação dos recursos hídricos locais.
Esse cenário tem feito com que projetos de estudo e de recuperação de áreas degradadas na região estejam sendo propostos e alguns já estão em andamento junto com estudos de etnobotânica e outras ações voltadas para o desenvolvimento sustentável local e para o resgate do conhecimento das comunidades tradicionais locais sobre o uso das plantas nativas do cerrado baiano. Entretanto, a execução desses projetos e de outros relacionados às atividades de educação ambiental requer um conhecimento sobre a propagação de espécies nativas que venham a suprir suas necessidades e atender às metodologias e objetivos propostos. Assim, é objetivo desse projeto manter ativo o viveiro de mudas do campus Professor Edgar Santos no ICADS de forma que possibilite: 1. A propagação de espécies nativas que possam servir para estudos de recuperação de áreas degradadas e para a arborização e o sombreamento de áreas urbanas; 2. Produzir mudas para a instalação de coleção de espécies nativas no campus do ICADS para fins didáticos; 3. Realizar ensaios experimentais que estudem a germinação e o desenvolvimento de espécies vegetais nativas; 4. Propiciar um ambiente para uma educação ambiental da comunidade. As atividades que venham a ser desenvolvidas pelos estudantes terão ainda a finalidade de contribuir para a sua formação acadêmica.


1430
INACILMA RITA SILVA ANDRADE
2
Projetos de Extensão
Universitária


OFICINA DE IDÉIAS - APRENDER A EMPREENDER EM ESCOLAS PÚBLICAS - IMPLANTAÇÃO DOS CONCEITOS DE EMPREENDEDORISMO DIFUNDIDOS PELO SEBRAE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO

Descrição:
Aplicação dos conceitos de Empreendedorismo em escolas públicas, por meio de módulos e elaboração de uma Feira de Negócios, onde os participantes terão a oportunidade de apresentar seus produtos. Os Módulos são construídos com base no material bibliográfico do SEBRAE, adaptados para uma linguagem mais acessível aos adolescentes (estudantes do ensino médio).

O objetivo deste projeto é disseminar na escola pública a cultura do empreendedorismo e contribuir para a formação empreendedora dos jovens, por meio da aplicação dos conteúdos do curso de empreendedorismo do SEBRAE, visando transformar as suas competências básicas em competências empreendedoras, duráveis, essenciais e necessárias ao seu desenvolvimento profissional, pessoal e futuro. Este projeto conta com o apoio do SEBRAE - agência Barreiras e da direção e coordenação pedagógica da escola pública Alexandre Leal (Colégio Polivalente) da cidade de Barreiras-Ba.



1728

JACQUES ANTONIO DE MIRANDA
2
Projetos de Extensão
Universitária


PRÉ-VESTIBULAR POPULAR- ICADS/UFBA

Descrição:
Os cursos Pré-Vestibulares Populares constituem uma forma de resistência e se propõem a levar os jovens e adultos das populações mais desprovidas e despreparadas, historicamente excluídas do sistema oficial de ensino, à universidade.
O curso pretende elaborar uma Carta de Princípios que será a base de construção de um projeto político pedagógico, cujo propósito é produzir, através de suas ações, a redução da distância social entre a população carente da cidade de Barreiras e a Universidade, a partir de um dos seus aspectos mais cruciais que é a educação.
Todos os indicadores, referentes a dados educacionais, evidenciam que esta região está a uma distância considerável dos padrões mínimos de qualidade em educação esperados. Pesquisas, ainda não publicadas, realizada por docentes do ICADS-UFBA, mostram que o ingresso ao Ensino Superior em Barreias, sob a perspectiva de alunos do Ensino Médio da Rede Pública não é uma prioridade dos jovens.
Os dados referentes à procura pelos cursos do ICADS-UFBA em Barreiras evidenciam uma intenção de ingressar na universidade. Há, contudo, um índice de aprovação que está muito abaixo do esperado para o campus.
No último vestibular, o número de aprovados foi de 3 alunos para Matemática (nenhuma matrícula), 10 para Química (6 matrículas), 11 para Física (4 matrículas), 19 para Geologia (14 matrículas), 13 para Ciências Biológicas (10 matrículas), 24 para Geografia (17 matrículas), 31 para História (27 matrículas). Os únicos cursos que tiveram todas as vagas preenchidas foram Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental e Administração. Em praticamente todos os casos, o não preenchimento das vagas oferecidas estão diretamente relacionados ao não cumprimento às normas exigidas no exame de seleção.
Historicamente, a cidade de Barreiras carece de docentes especialistas no Ensino Médio para a oferta de componentes curriculares importantes, que são objetos de avaliação no processo seletivo da UFBA. Na maioria das escolas públicas, o ensino de matemática, física e química é ministrado por engenheiros, pedagogos ou outros profissionais sem licenciatura específica.
Todo este cenário, faz com que a pura presença da UFBA em Barreiras, por si só, não será capaz de cumprir uma de suas atribuições estabelecidas pelo Conselho Universitário quando pleiteou a criação do Campus Reitor Edgard Santos junto ao MEC, a de formar professores para suprir a carência de especialista em educação na região.
A condição dos alunos que buscam a UFBA como possibilidade de Ensino Superior Público, não os permite sequer o ingresso. É necessário que o campus, busque criar condições para que seus cursos possam formar professores que venham mudar o cenário vigente. Para isto, programas que criem tais condições deverão se constituir nos primeiros passos para a garantia de acesso, sobretudo dos alunos das redes públicas, à Universidade Pública.
Nesta proposta, pretendemos desenvolver um trabalho que prioriza o ingresso dos estudantes nas Universidades Públicas e em carreiras escolhidas pelos próprios estudantes.
A proposta da Carta de Princípios será construída, levando em consideração a necessidade de uma disciplina obrigatória ao curso, que será a de Cultura e Cidadania, cujos conteúdos se centrarão nas discussões que colaboram para o desvelamento das diferentes formas pelas quais a desigualdade social interferiu e interfere na trajetória de vida das populações da região oeste da Bahia, em ressonância com a realidade de diversas regiões do Brasil.
Além da presença dos bolsistas, a proposta envolverá a participação de professores do ICADS de diferentes áreas. Estes professores debaterão com os bolsistas, temáticas importantes na preparação para a docência, e em alguns casos, se envolverão nas aulas ministradas no Pré-Vestibular.
O projeto pretende formar duas turmas de 40 alunos cada, constituída por alunos de escolas públicas da cidade de Barreiras, com  oferta, inicial de aulas no período noturno, sem cobrança de qualquer taxa.


1777
JORGE ANTONIO SILVA COSTA
2
Projetos de Extensão
Universitária





HERBÁRIO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ICADS/UFBA): UMA EXPERIÊNCIA INTERATIVA NO ENSINO SOBRE BIODIVERSIDADE VEGETAL DO CERRADO.

Descrição:
As observações e estudos botânicos sobre os indivíduos que compõem a vegetação de uma determinada região fornecem subsídios valiosos para o desenvolvimento de trabalhos sobre o uso das plantas, o manejo e a conservação dos ecossistemas.
   Durante o ano de 2010, foram desenvolvidas atividades que visaram a interação entre a Universidade e a Sociedade barreirense através da divulgação da biodiversidade vegetal da região presente na coleção do Herbário do ICADS, contando com as bolsas do Programa Permanecer. Neste mesmo ano, o herbário passou a fazer parte do "Projeto Museu de Ciências do Cerrado Nordestino", cujo objetivo visa aproximar sociedade e universidade, através da popularização do conhecimento sobre morfologia, zoologia, biologia geral, manejo animal, biodiversidade e do resgate histórico de coleções da região oeste da Bahia, abrindo as portas da universidade à comunidade para visitas dos alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares, bem como da população em geral, procurando estabelecer um elo universidade/população. O Projeto Museu foi aprovado no Edital 05/2010 do PROEXT/MEC SESu através do qual irá adquirir mesas e materiais para exposições, além de já contar com um espaço no prédio do ICADS para recebimento do público.
   Vale ressaltar que o projeto do Herbário como fonte de divulgação da biodiversidade, desenvolvido no ano passado, teve uma série de problemas que prejudicaram o andamento das atividades tais como a mudança do curso de Ciências Biológicas do prédio do antigo Colégio Pe. Vieira para o prédio da Prainha, o que impossibilitou o uso da coleção de plantas até que as instalações do laboratório fossem regularizadas; outro aspecto impeditivo foi uma paralisação realizada pela comunidade acadêmica do ICADS devido a falta de acesso ao prédio da Prainha (falta de uma ponte e de uma estrada transitável) que desse acesso ao prédio. Esta situação durou três meses e impediu completamente o acesso ao acervo de plantas e ao laboratório. Esses fatos tornaram o desenvolvimento real das atividades do projeto permanecer difíceis por terem que ser desenvolvidas em um período extremamente curto de tempo.
   O Herbário é um conjunto de plantas preservadas, organizadas segundo um sistema determinado, e que servem como material de pesquisa para todas as áreas das ciências que utilizam os vegetais como seu objeto de estudo principal ou complementar. As coleções de herbário permitem a documentação permanente da composição florística e de biodiversidade, fornecendo dados valiosos que servem de argumento na indicação de áreas a serem preservadas e como instrumento de resgate histórico para uma região.
Um herbário também é um forte instrumento didático para o treinamento de estudantes e técnicos no reconhecimento da flora, servindo como referência para o desenvolvimento de pesquisas, teses, dissertações e monografias, além de constituir-se num importante instrumento de ações com as comunidades humanas de uma região, pois o conhecimento gerado permite valorizar e até auxiliar no resgate da cultura de um povo, através de ações de educação e de etnobotânica. A etnobotânica é uma etnociência natural que pode ser entendida como uma interface entre as ciências humanas e uma ciência biológica (a botânica), compreendendo como as pessoas se relacionam com as plantas e auxiliando no entendimento de questões sobre a sociedade que produziu um determinado conhecimento.
   A região Oeste do Estado da Bahia possui uma vegetação predominante de Cerrado, bioma que possui a flora mais rica em espécies das savanas e 5% da biodiversidade do mundo. Nessa região existem um número alto de espécies com múltiplos usos (Almeida et al., 1998), além de endêmicas, restritas e ameaçadas de extinção, tais como: Hyppeastrum barreirasum (Moore, 1963), Attalea barreirensis (MMA, 2008), Chamaecrista coradini, Schultesia irwiniana, Janusia cristianae (Giulietti et al. 2009) e Copaifera sabulicola (Costa & Queiroz, 2007).
   As populações tradicionais não só convivem com a biodiversidade, mas também nomeiam e classificam as espécies segundo suas próprias categorias e nomes (Diegues e Arruda, 2001). As populações urbanas, muitas vezes tendem a perder o contato com o ambiente natural e deixam de valorizar as riquezas encontradas ao seu redor, como acontece com as plantas do Cerrado que possuem grande potencial alimentício e paisagístico.
   Diante disso, propõe-se a utilização do conhecimento adquirido com os estudos das plantas através do herbário e o uso do acervo botânico para a realização de atividades de extensão com comunidades tradicionais, técnicos agrícolas, professores e estudantes de graduação e da rede pública de ensino (fundamental e médio) como instrumento de divulgação, valorização e resgate cultural no uso da biodiversidade vegetal do cerrado do oeste baiano, contribuindo para a aproximação entre a sociedade e a academia.



1851

MARCIO AUGUSTO VICENTE DE CARVALHO
1
Projetos de Extensão
Universitária


INCOBA - INCUBADORA UNIVERSITÁRIA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO OESTE DA BAHIA

Descrição:
O projeto visa a continuidade das atividades da INCOBA - Incubadora Universitária de Economia Solidária do Oeste da Bahia - presente no Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável - ICADS. A INCOBA foi fundada em parceria com a Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB - e recebeu seu primeiro aporte financeiro por meio de projeto aprovado no Edital FAPESB/SECTI/SETRE 007/2008 - Edital de Apoio a Incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários. Recentemente, recebeu mais um aporte financeiro por meio de projeto aprovado no Edital FAPESB/SECTI/SETRE 017/2010 - Edital de Apoio a Incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários.
Até o momento, a INCOBA conta com 1 (uma) Cooperativa incubada, em estágio de legalização e consolidação de seu processo produtivo. Com os recursos provenientes do presente projeto visamos concluir o processo de incubação da atual incubada, avaliar este processo e proceder à incubação de 2 (duas) novas cooperativas, sempre tendo como marco a adoção de Empreendimentos Econômicos Solidários e a utilização de Tecnologias Socioambientais.
Neste último edital da FAPESB, entretanto, não foi previsto o aporte financeiro para custear bolsas para a participação de alunos nas atividades na Incubadora. O presente projeto visa suprir esta carência, tendo em vista que nossas atividades vêm sendo  mantidas, nos últimos meses, por alunos em caráter voluntário.
Como objetivos gerais do presente projeto podemos elencar o seguintes pontos:
- Continuidade das atividades da INCOBA  tendo em vista a geração de trabalho e renda, bem como a sustentabilidade dos empreendimentos nos aspectos econômicos, sociais, políticos e de gestão.
- Colaborar com o desenvolvimento  sustentável de comunidades em situação de vulnerabilidade social,  a partir de estratégias pautadas nos pressupostos da  economia solidária, tendo como guia o marco conceitual das tecnologias socioambientais.
Os bolsistas participarão (e eventualmente coordenarão) eventos em 3 eixos:
1. Identificação de empreendimentos potenciais
Este eixo se caracteriza pela ida a campo, na zona rural de Barreiras e região, para a identificação de comunidades que apresentem potencial para a criação de uma cooperativa autogestionária. para tal análise, deve-se levar em conta a presença de um espírito comunitário e de produtos/serviços que este grupo possa potencialmente oferecer.
2. Tecnologias e Métodos de Gestão
O eixo relacionado às tecnologias e métodos de gestão tem como meta a preparação dos participantes para a gestão operacional do empreendimento em que estarão inseridas. Áreas como gestão da qualidade, gestão de recursos, logística, marketing, estratégias de planejamento e vendas, liderança e tomada de decisões, por exemplo, são algumas temáticas planejadas para este eixo.
3. Educação Ambiental
Este eixo visa fomentar discussões e partilhar conhecimentos atualizados a respeito dos impactos ambientais positivos esperados com ações como: reaproveitamento, reutilização e reciclagem de materiais antes jogados de maneira indiscriminada no meio ambiente, além da formação para a cidadania que tais discussões promovem. Assim, além de uma formação ampliada o grupo será capaz de tornar-se multiplicador deste conhecimento, sensibilizando de forma mais efetiva a comunidade.



1848

MARIA DEBORAH CABRAL DE SOUSA
1
Projetos de Extensão
Universitária


MAPEAMENTO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE FORMOSA DO RIO PRETO/BAHIA PARA A
VALORIZAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL E CULTURAL

Descrição:
Durante décadas os impactos e as relações entre o desenvolvimento sócio-econômico, degradação dos recursos naturais e comportamento sócio-ambiental foram ignoradas. É papel da Universidade como esfera de difusão do conhecimento, tratar assuntos sobre políticas para o desenvolvimento sustentável, preservação do patrimônio histórico cultural e valorização das populações rurais tradicionais, além de sensibilizar para realidade dicotômica entre o grande e o pequeno produtor rural. O conceito de desenvolvimento sustentável adotado tanto pelo o Banco Mundial quanto pela UNESCO e outras entidades internacionais é de uma nova filosofia do desenvolvimento que combina eficiência econômica com justiça social e prudência ecológica. O desenvolvimento sustentável surge do desequilíbrio causado pelo atual modelo de crescimento econômico, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo. As atividades econômicas desenvolvidas no Cerrado, assim como no Oeste da Bahia, se baseiam na agricultura mecanizada, no agronegócio e na extração madeireira. Poucas são as iniciativas relacionadas ao fortalecimento da agricultura familiar ou à fixação do homem no campo, e mais precisamente de ações que amparem as populações rurais tradicionais. A exploração do meio ambiente pelo agronegócio desencadeou processos de desvalorização econômica, cultural e social do pequeno agricultor/comunidades tradicionais e de elevados índices de degradação ambiental. Pode-se apontar como conseqüências a falta de (re)conhecimento dessas comunidades, a expulsão do homem do campo, a falta de informação sobre as políticas de proteção, legislação ambiental e fundiária, entre outras que este projeto pretende identificar. São nessas comunidades que o olhar será direcionado numa perspectiva da pesquisa-ação tratando de temas para a valorização cultural e desenvolvimento sócio-ambiental. O mapeamento das comunidades existentes tem como objetivo identificar, transferir e difundir entre as comunidades rurais tradicionais conhecimentos, saberes tradicionais, tecnologias sociais, geração de renda, desenvolvimento de produtos, experiências ecológicas e comportamentos pró-ambientais para a sustentabilidade local. Especificamente, serão desenvolvidas nas comunidades ações de: Desenvolvimento e sustentabilidade local a partir das práticas tradicionais; Manejo sustentável de recursos naturais e desenvolvimento de alternativas econômicas; Educação ecológica e fortalecimento da cultura para sustentabilidade; Capacitação em gestão e fortalecimento institucional das comunidades e associações comunitárias; Vivências e identidade de pertencimento das comunidades no ambiente. Este projeto pretende atuar em duas frentes. Primeiro mapear as comunidades rurais tradicionais existentes para compreender a dinâmica de vida das populações rurais tradicionais e levantar demandas para as ações extensionistas. Segundo, pretende-se oferecer capacitações técnicas, alternativas para melhoria da qualidade de vida e da preservação do ambiental e sócio-ambiental, formação de redes sociais incluindo a universidade como mediadora das demandas coletivas. Para que seja guardada a memória dessas comunidades será elaborado um documentário com as histórias orais e difundido nas comunidades rurais e urbanas. O projeto conta com equipe de trabalho interdisciplinar, são professores e estudantes das áreas de Psicologia, Ciências Sociais, Economia, História, Geografia, Engenharia Sanitária e Ambiental, Ciências Biológicas e Educação. Todos do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável, UFBA, campus Barreiras. Este projeto está inserido num projeto mais amplo de pesquisa e extensão e tem o apoio da Rede Com Cerrado (Núcleo Oeste) e do Centro de Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD) do ICADS/UFBA. Será realizado no terceiro maior latifúndio do País, na Bacia do Rio Grande, no município de Formosa do Rio Preto, Bahia necessitando assim de 15 bolsistas. Inclui-se nessa equipe 01 (um) bolsista do programa PET Humanidades/ICADS e se pleiteia mais 10 (dez) com a Associação dos Irrigantes da Bahia (AIBA). A participação de 03 (três) estudantes do Programa Permanecer atenderá a inclusão de estudantes em vulnerabilidade sócio-econômica em discussões amplas de inserção social, econômica e ambiental, além de contribuir para interação de estudantes com diferentes categorias de bolsas em um só grupo.


1734
RICARDO REIS ALVES
1
Projetos de Extensão
Universitária


OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO EM ASSENTAMENTOS RURAIS DE REFORMA AGRÁRIA: ESTUDO DE CASO NA
COMUNIDADE DE SANTA LUZIA EM ANGICAL - BA

Descrição:
A reforma agrária brasileira vem sendo feita de maneira mais efetiva desde a década de 70, ainda no regime militar, quando foi criado o INCRA. Mas apesar dos esforços, uma série de problemas relacionados com o mal planejamento na determinação dos terrenos, além do "abandono" dos assentados no campo (sem acompanhamento técnico), acabam gerando vários impactos negativos nos assentamentos rurais de reforma agrária, com destaque para a má qualidade dos solos e também a subutilização dos lotes.
                O assentamento rural de Angical - BA, assim como outros diversos casos no país, foi formado a partir de todo um aparato histórico de luta. Entretanto, a escolha do local não foi a melhor, pois a maior parte dos solos são Neossolos Quartzarênicos (IBGE, 2009). Estes solos não são recomendados para a produção agrícola pela EMBRAPA (2006), além disso, os assentados trabalham com técnicas rudimentares de produção, que demanda muito esforço e gera poucos resultados. Um outro resultado dessa relação homem e solo é a ocorrência de processos de erosão e arenização, além do alto potencial de lixiviação e lessivagem, que diminuem a fertilidade e inviabilizam o cultivo em curto espaço temporal.
                O que é relevante agora é contribuir para a melhora da produção agrícola sobre esses solos, pois há dezenas de pessoas que dependem diretamente dos resultados dessa produção para a sua subsistência e para obtenção de recursos financeiros. Daí surge esse projeto, conciliando extensão e pesquisa, que servirá para identificar e indicar melhores formas de manejo do solo na comunidade de Santa Luzia no assentamento de Angical, evitando impactos negativos na produção atual e conservando-o para que as futuras gerações também possam produzir.
                Para atingir o objetivo proposto, será utilizado um conjunto de métodos. O primeiro, baseia-se na identificação e utilização de boas práticas já existentes dentro da comunidade (KESSLER, 2005). Como a comunidade já possui algumas tradições e suas vivências, torna-se mais fácil ela se adaptar às boas práticas já existentes no local. Após a identificação dessas práticas, será preparado um curso de extensão (exposição oral e trabalhos de campo) para a comunidade, de maneira que as informações sejam disseminadas. Ressalta-se que o curso de extensão será registrado no siatex (sistema da UFBA).
                Outra metodologia envolve o estudo para a formação de um lote modelo, sendo que o ponto de partida é fazer as seguintes análises de solos: textura, pH, matéria orgânica, determinação dos argilominerais e resistência a penetração, que servirão para indicar parâmetros de produção e conservação do solo. É importante ressaltar que essas análises resultarão em mapeamentos do solo, demonstrando as suas características espaciais. A declividade do terreno será medida com a utilização de imagens de radar SRTM. Ainda serão mapeados os cursos de água, tipos de usos e áreas de mata remanescentes. Essas informações serão somadas ao etnoconhecimento, e por meio de modelagem espacial, em que cada variável representa uma matriz de valor, serão criados cenários produtivos (ROSS, 1994; SILVA, 2003; ROSA, 2005). Os melhores resultados de produção e conservação serão indicados como modelos para o local. As informações obtidas serão apresentadas para a comunidade por meio de curso de extensão, registrado no siatex.
                Por fim, a última metodologia aplicada, refere-se a trabalhar com a população de maneira que ela se organize e aprenda a elaborar projetos para captar recursos financeiros, que possam ser utilizados na produção agrícola e também para o desenvolvimento social do assentamento. Haverá um levantamento de informações sobre organizações governamentais e não governamentais que financiam projetos comunitários. Em seguida, serão elaborados dois projetos pilotos, sendo um de caráter produtivo e outro de desenvolvimento social, para ser submetido aos órgãos financiadores. Para que a comunidade aprenda a elaborar os seus próprios projetos, também será ministrado um curso de extensão com esse enfoque, centrado principalmente na participação dos jovens e dos alfabetizados. Esse curso também será registrado no siatex.
                É importante ressaltar que o professor orientador possui um projeto aprovado a partir de um convênio com uma empresa privada, cujo projeto é intitulado de: mapeamento de solos na Depressão do São Francisco e sua capacidade de uso. Esse projeto contempla transporte para as atividades de campo para os alunos que trabalharão com pesquisa e extensão na área da depressão, onde está localizado o assentamento de Angical. O transporte também poderá ser viabilizado através de parcerias com a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - Barreiras).
                A contrapartida do ICAD/UFBA, será a permissão para utilização dos equipamentos e materiais do Laboratório de Geomorfologia, Conservação e Análise de Solos, coordenado pelo proponente, de maneira que todas as análises de solos sejam efetuadas, e também os mapeamentos por meio de SIG.


1753
RITA DE CASCIA AVELINO SUASSUNA
2
Projetos de Extensão
Universitária


QUALIDADE FÚNGICA DO AR INTERIOR EM HOSPITAIS E ASILOS DA CIDADE DE BARREIRAS – BAHIA

Descrição:
Entende-se por ar de interiores aqueles de áreas não industriais, como habitações, escritórios, escolas e hospitais (WANG et al. 2007). O estudo de sua qualidade é importante para garantir a saúde de seus ocupantes, bem como o bom desempenho de suas atividades (GIODA, AQUINO NETO, 2003). A qualidade de vida das pessoas é bastante influenciada pela qualidade do ar que respiram. Embora existam inúmeros contaminantes do ar, estes podem ser facilmente distinguíveis quanto à sua natureza, sendo classificados em químicos, físicos ou biológicos ou, ainda de natureza biológica e não-biológica (QUADROS, 2008). A qualidade do ar interno depende muito da qualidade do ar externo, mas pode ser afetada pelas atividades desenvolvidas dentro das edificações. No caso específico das unidades de saúde, a qualidade do ar pode exercer uma influência direta e de grande significância na recuperação dos pacientes e na freqüência de ocorrência de infecções hospitalares. Em unidades de atendimento a portadores de câncer e doenças imunodepressoras, como AIDS, estudo dessa natureza se revestem de grande importância, pois os usuários dessas unidades encontram-se com seus sistemas imunológicos bastante comprometidos (QUADROS, M. H. et al.).
                Estudo da OMS aponta a má qualidade do ar interno como oitavo fator de risco mais importante, sendo responsável por 2,7% do conjunto de caso de doenças no mundo (OMS, 2008).  Indivíduos de terceira idade passam até 90% do seu tempo em ambientes fechados (ZHANG, 2004; USEPA, 2005) e os poluentes contidos no ar desses ambientes podem ser tóxicos, principalmente para indivíduos suscetíveis a derrame cerebral e doenças cardíacas. No Brasil, as normas de qualidade do ar da Resolução no 9 de 16 de janeiro de 2003 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), estabelece padrões de referência de qualidade do ar interior, em ambientes climatizados artificialmente, de uso público e coletivo (BRASIL, 2003). Dessa forma, as unidades de saúde e os asilos se enquadram no escopo dessa resolução. Os fungos são os indicadores biológicos de qualidade do ar, escolhidos por essa resolução para indicar qualidade do ar interior. Essa norma especifica o valor máximo recomendado em 750 ufc/m3 (Unidades Formadoras de Colônia por metro cúbico de ar), de fungos para amostragem ativa. BUNGE (2004) afirma que "os fungos estão entre os poluentes do ar mais importantes e menos compreendidos", sendo praticamente onipresentes em ambientes urbanos. Diversos estudos apontam para a presença de Aspergillus spp. no ar. Esses microrganismos podem provocar alergias, asma, micoses (por exemplo Cândida albicans) e doenças no sistema respiratório inferior como aspergilose, doença causada por espécies do gênero Aspergillus, ocorrente em indivíduos debilitados devido a doenças pulmonares ou câncer. De acordo com a ANVISA, os fatores físicos influentes na qualidade do ar interno climatizado de uso comum, são: temperatura, umidade, velocidade e taxa de renovação do ar e grau de pureza do ar. Segundo QUADROS (2008) esses fatores afetam não somente afetam o desenvolvimento dos microrganismos no ambiente interno como também a forma de dispersão e a diluição dos contaminantes do ar. Ambientes com elevada taxa de umidade relativa do ar e temperatura favorecem o desenvolvimento de fungos. Locais com elevada taxa de ocupação e com circulação do ar insuficiente dificultam a diluição dos contaminantes introduzidos pelos próprios usuários, principalmente quando entre eles encontram-se fumantes. Dessa forma, a resolução no 9 de 2003 lista valores específicos para os mesmos.
Neste contexto, este trabalho tem como objetivo precípuo realizar o levantamento da qualidade fúngica do ar interno em hospitais e asilos, considerando que nos referidos ambientes encontram-se pessoas debilitadas e, portanto, mais propensas às doenças provocadas pelos citados microrganismos.


1838
ROBERTO BAGATTINI PORTELLA
2
Projetos de Extensão
Universitária


DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO BÁSICO EM BARREIRAS, BAHIA: ANÁLISE, TRATAMENTO E DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS SÓLIDOS

Descrição:
Um dos grandes desafios da atualidade é o gerenciamento integral dos resíduos gerados nas diversas atividades humanas: industrial, residencial, comercial, pública e serviços de saúde. Muitas são as causas desta problemática que relaciona os cinco pilares do saneamento básico (resíduos sólidos, drenagem urbana, abastecimento de água, esgotamento sanitário e controle de vetores), que vão desde políticas e planejamento de governo até simples atitudes cidadãs, passando pela educação ambiental. As consequências derivadas da má gestão do saneamento básico causam diversos impactos negativos aos seres humanos e a natureza.
Problemas e consequências desta ordem são comuns em muitos municípios do Brasil, e em Barreiras, não é diferente.
Entende-se como gerenciamento de resíduos de serviço de saúde "o conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, à preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente" (Ministério da Saúde, 2003). Além disso, o gerenciamento deve estar baseado em critérios sociais, ou seja, na participação das pessoas geradoras de resíduos, para que todos possam definir, localmente, novas regras de convivência, novas normas e novos valores para a definição de seus padrões de produção e consumo, bem como a utilização de tecnologias mais apropriadas ao seu contexto.
Neste sentido, este projeto buscar abarcar esta problemática, pesquisando mais profundamente algumas destas atividades antrópicas no sentido de sensibilizar, num primeiro momento, a comunidade acadêmica e, posteriormente, levar a população barreirense os resultados da investigação. Mais especificamente serão objetos desta pesquisa os Resíduos de Serviços de Saúde.
Conforme Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE (2000), são coletadas no Brasil 228.413 toneladas de lixo urbano por dia e, desse lixo, 22,49% tem destinação sanitariamente incorreta em lixões, áreas alagadas, e locais não fixos; 37,03% são destinados a aterro controlado.
Em Barreiras nunca foi realizado trabalhos no sentido de planejar a gestão dos resíduos derivados dos Resíduos de Serviços de Saúde. A importância de gerenciar resíduos neste tipo de atividade resulta importante pelas quantidades geradas em um mesmo local, em caso de hospitais, e em atividades dispersas, onde não há uma maior preocupação com a gestão.
Daquela estatística também fazem parte os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) gerados em ambiente hospitalar, clínicas prestadoras de serviços de saúde, clínicas odontológicas e veterinárias, laboratórios de análises clínicas, entre outros. Os RSS possuem composição variada conforme as suas características biológicas, físicas, químicas e de acordo com a origem de sua geração. Nesse contexto, o gerenciamento dos RSS torna-se um passo fundamental para minimizar os impactos. Um dos instrumentos para atingir esses critérios é a Educação Ambiental.


1554
ROSANA MARQUES SILVA
1
Projetos de Extensão
Universitária


MUSEU CERRADO ANIMAL

Descrição:
O curso de Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICAD) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) pretende dar continuidade ao projeto desenvolvido no ano de 2010, "Museu Cerrado Animal", pelos bolsistas do Projeto Permanecer.
Este projeto visa aproximar sociedade e universidade, através da popularização do conhecimento sobre morfologia, zoologia, biologia geral, manejo animal, ecologia, biodiversidade e no resgate histórico de coleções. Abrindo as portas da universidade à comunidade para visitas dos alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares, bem como da população em geral, estabelecendo o elo universidade/população. Desta forma, o projeto visa contribuir para o desenvolvimento da região oeste da Bahia baseado no alicerce proposto por uma instituição pública de ensino, que é o tripé: ensino, pesquisa e extensão. E, este projeto contempla essa filosofia de trabalho sob os seguintes aspectos: 1- o acervo do Museu tem caráter científico e pedagógico; 2- considerando a necessidade da interação universidade/sociedade, sinalizando para o crescimento de ambas, o Museu constituir-se-á como fonte geradora e transmissora do saber, atuando como mostra permanente para consulta, por parte dos interessados; 3- o interesse despertado pela exibição de um acervo de animais preparados com as diversas e ricas técnicas anatômicas (esqueleto, taxidermia, diafanização, etc.) e sobre seus hábitos, habitats, reprodução, etc. é notório, chamando atenção do público em geral para a instituição; 4- a existência deste acervo caracteriza-se em importante instrumento de estudo para profissionais de outras áreas interessados em um estudo comparativo e elucidativo, enfocando e ressaltando, assim, a interdisciplinaridade.
MATERIAL E METODOLOGIA
Recebimento:
Os animais silvestres utilizados no desenvolvimento deste projeto são obtidos, post mortem, através de doações oriundas do IBAMA, de zoológicos, de particulares e de criadores registrados e regularizados pelo órgão competente, e, através de relatório anual informado ao SISBIO.
Técnicas:
- Osteotécnica
Maceração, clareamento, descalcificação, diafanização, parafinização, desarticulação, montagem de esqueleto;
- Conservação de cadáveres e peças isoladas
Fixação, conservação em líquidos, conservação em sólidos, petrificação ou mumificação, congelamento seco;
- Angiotécnicas
Repleção e corrosão, repleção e diafanização, modelagem
- Esplancnotécnicas
Mumificação, injeção de vinilite, injeção de resina, injeção de látex, dissecação, desidratação, diafanização;
- Neurotécnicas
Conservação, cortes, colorações, maceração, modelagens, dissecação;
- Estesiotécnicas
Dissecações, moldes, diafanização;
- Técnicas diversas
Desidratação e aplicação de resinas em músculos e tendões;
Inclusão de peças anatômicas;
Taxidermia;
Plastinação;
- Outras. 
Exposição e Levantamento de dados:
Todo o material preparado é identificado, catalogado e uma ficha com dados sobre seus hábitos, habitats, reprodução, etc. é confeccionada. Posteriormente, expostos em prateleiras, aquários e estantes. Esta exposição divulga à comunidade a diversidade de espécies existente em nossa fauna, permitindo, sobretudo ressaltar diferenças morfológicas e ecológicas entre elas.
As visitas são agendadas e acompanhadas pelos bolsistas orientados previamente pelo coordenador.
Ainda, vale ressaltar que o Museu vem estabelecendo parcerias com outros campos da Biologia, bem como com outros cursos, como a Geologia, e pretende criar o Museu de Ciências do Cerrado Nordestino, onde coleções de diversas áreas estarão compondo o acervo.


1849
SIMONE CRISTINA DE JESUS
2
Projetos de Extensão
Universitária


CARACTERIZAÇÃO DO SOLO E DO LIXIVIADO NA ÁREA DE DISPOSIÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA CIDADE DE BARREIRAS/BA

Descrição:
O solo atua como filtro físico e químico, sendo capaz de depurar e imobilizar parte das impurezas nele dispostas. Entretanto, como a capacidade de atenuação natural do solo é limitada, quando a quantidade de resíduos nele disposta excede sua capacidade máxima de retenção poderá ocorrer uma constante migração descendente desses resíduos do solo para as águas subterrâneas. As propriedades filtrantes do solo estão relacionadas às suas características físico-químicas, granulométricas, mineralógicas, à variação da condutividade hidráulica e aos mecanismos de transporte e retenção que nele ocorrem à passagem de solutos como os metais pesados, por exemplo.
A contaminação de solos e águas subterrâneas oriunda da disposição de resíduos sólidos urbanos em áreas sem impermeabilização de base tem originado inúmeros estudos científicos, visando seu controle.
Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivos determinar as características físico-químicas e granulométricas do solo na área do vazadouro da cidade de Barreiras (BA) e verificar a mobilidade, nesses solos, de metais, tais como Cd, Cu, Mn, Pb, Zn e Cr. Além disso, é também proposta deste trabalho determinar a alcalinidade total, nitrogênio amoniacal, pH e condutividade elétrica do percolado oriundo do lixão do município de Barreiras, BA.
Este trabalho se reveste de grande significância em função do nível do lençol freático na região ser elevado e, conseqüentemente existir a possibilidade de contaminação do mesmo. Além disso, inexistem trabalhos realizados nesta área.


1717

VALDEILSON SOUZA BRAGA
2
Projetos de Extensão
Universitária


PROJETO CIÊNCIA MÓVEL – O CAMINHÃO DA CIÊNCIA

Descrição:
As Ciências e suas Tecnologias são fundamentais para o desenvolvimento econômico-social, tornando importante que a sociedade compreenda esse valor e tenha a oportunidade de adquirir conhecimentos básicos sobre a ciência, dando-lhe condições de entender o seu entorno, de ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho, de atuar politicamente com conhecimento de causa e de perceber o impacto deles nas diversas áreas das atividades humanas, como saúde, segurança, energia e meio ambiente. Para tal, faz-se necessária a difusão científica e tecnológica, principalmente por meios alternativos que almejem atingir comunidades mais distantes dos grandes centros urbanos e, por conseqüência, dos instrumentos que processam a divulgação como os meios de comunicação, os centros e museus de ciência, eventos públicos, programas de extensão universitária, ente outros.
O contato com experimentos e apresentações científicas pode contribuir para uma educação científica mais efetiva. Essa tarefa, que era realizada tradicionalmente pelo ensino formal, vem contando com o apoio de instituições que se dedicam a mostrar como a ciência se faz, de uma forma lúdica, divertida e informal. Os museus de ciência cumprem essa finalidade. O fato é que esses locais pouco se parecem com os tradicionais museus onde é proibido tocar ou se aproximar das peças expostas. Nesses espaços, pessoas de todas as faixas etárias são convidadas a manipular objetos e experimentar sensações através de aparelhos que reproduzem processos e instrumentos de laboratórios e de indústrias. Isso tudo torna os museus de ciência muito interessantes e, com isso, muito visitados. Desse modo, a divulgação científica através de exposições itinerantes pode contribuir para diminuir a distância entre o pesquisador, a ciência, o desenvolvimento tecnológico e a vida das pessoas.
A estrutura atual do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICADS- UFBA) tem possibilitado o desenvolvimento de inúmeras ações de ensino, pesquisa e extensão, embasadas nas questões ambientais, sociais e no desenvolvimento sustentável. Diversos projetos de extensão, voltados à integração e divulgação do conhecimento junto à comunidade civil vêm sendo desenvolvidos pelo ICADS. O aporte de recursos humanos propiciará a integração, o incremento e a potencialização destes projetos e das condições que possibilitem o alcance de um público mais amplo. Neste contexto, o projeto ciência móvel no Oeste Baiano, constitui uma ferramenta essencial para a melhoria da qualidade do ensino de ciências e, sobretudo para a formação de cidadãos mais interessados com assunto de grande relevância para a melhoria da qualidade de vida nas localidades aonde a exposição possa chegar.
O Projeto o Caminhão da Ciência pretende dar continuidade ao espaço itinerante com objetivo de estimular a popularização e difusão científica e tecnológica visando promover o despertar para o mundo das ciências, utilizando como ferramentas experimentos didáticos elaborados com o emprego de materiais alternativos, palestras, oficinas e elaboração de materiais de apoio nas áreas de Biologia, Física, Geologia, Matemática e Química. A presente proposta integra um projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Edital 42/2007), que teve seu início em julho de 2009, com recursos na ordem de R$ 114.000,00 para aquisição e estruturação do caminhão e dos experimentos. O projeto contará com a participação de professores do ICADS/UFBA das áreas das ciências  (biologia, física,geologia, matemática e química)e com o apoio do Núcleo de extensão do ICADS/UFBA e das Prefeituras dos Municípios onde acontecerão as incursões, bem como as Secretarias de Educação destes Municípios, principalmente com a doação do combustível para deslocamento do veículo até o local onde será desenvolvida a atividade.


1816
WAGNER TELES DE OLIVEIRA
2
Projetos de Extensão
Universitária


GRUPO DE ESTUDO E LEITURA

Descrição:
O Grupo de Leitura e Produção de Texto visa, sobretudo, desenvolver competências relativas à leitura e escrita tão essenciais à pesquisa acadêmica. Deve, assim, ser marcado pela exposição sistemática e debate de idéias concernidas nos textos lidos. A exposição dos textos, por seu lado, associa-se ao domínio das técnicas relativas à produção de textos acadêmicos, na medida em que permitirá a articulação de elementos característicos da pesquisa científica, como regras relativas à citação e à composição de um repertório bibliográfico, a partir da leitura paciente de textos filosóficos. Com efeito, o funcionamento do Grupo envolve, por um lado, o desenvolvimento de competências relacionadas à leitura e à escrita, a partir da leitura de textos clássicos, e, por outro, o domínio de técnicas de pesquisa. Em sendo assim, o grupo de leitura deve interessar, tanto àqueles interessados em ter um contato orientado e continuado com textos filosóficos quanto àqueles interessados em desenvolver as competências relativas à escrita e à leitura. Em ambos os casos, o contato com textos filosóficos não deixa de ser formador por ser pautado pelo desenvolvimento da capacidade de reconhecer estruturas argumentativas e o sentido da palavra que se torna conceito. Por fim, as atividades do Grupo estão diretamente associadas à organização do II Colóquio A Paciência do Texto, que se trata de um ciclo de palestras cujo propósito é o de apresentar vários convites à leitura de textos formadores de diversas disciplinas.

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