1584 | CLEILDES MARQUES DE SANTANA | 2 | Projetos de Ações Institucionais |
RESIDÊNCIA SOCIAL: PROPOSTA (CRI)ATIVA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Descrição:
A idéia de Universidade vem sendo debatida ao longo de vários séculos. Conforme salienta Moroz (2002:03) a produção de conhecimento nestes espaços institucionais refletem a natureza social e coletiva da produção humana. Este caráter coletivo da produção humana nas universidades incorpora ainda o pressuposto de que seu produto resulta, e ultrapassa o nível estritamente acadêmico.
Santos (2001:187) ressalta que a universidade confronta-se com uma situação complexa haja vista as demandas e exigências da sociedade e do mercado. Pontuando os vários níveis e desafios da universidade ao longo de sua trajetória destaca que a produção do conhecimento neste âmbito está modelada por injunções que variam nos seguintes aspectos: acessibilidade ao conhecimento; produzir conhecimento como foco precípuo de suas atividades e subsidio à formação dos indivíduos na sociedade.
Indica que estes ideais foram abalados na década de 70, tendo suas funções re-batizadas em torno de 03 princípios básicos: investigação, ensino e prestação de serviços. Resultando, portanto, em uma explosão das suas "funções" originais e impactando na estrutura organizacional das mesmas. Ressalta que esta multiplicidade de funções e, por vezes, a incompatibilidade entre elas, tem criado pontos de tensões, seja entre as universidades e o Estado ou mesmo no seu interior.
Contemporaneamente, as mudanças implementadas no âmbito das universidades, externas e/ou internamente, sinalizam, sobretudo, para uma perspectiva de controle de tais tensões, conforme assinala Baumgarten (2008:50) o trabalho cientifico ultrapassa as arenas transepistêmicas/ transcientificas já que envolve e combina pessoas e argumentos.
Para fundamentar tal pressuposto resgata as contribuições de Bourdieu (2001)acerca da noção de campo cientifico, que caracteriza-se pela co-existência de duas dimensões: estratégias e lutas. Sendo que a primeira, contempla a busca, construção e acúmulo de capital cientifico aqui representado pela produção de fatos científicos e a segunda, pelo confronto entre as diversas coletividades inseridas nos ambientes de produção do conhecimento, e que conduzem à transformação sócio-cultural. Como resultante destaca que em ambas as dimensões, os agentes tem suas oportunidades e decisões determinadas ou anuladas pela estrutura do campo que objetivamente, reproduz a teia de relações, tensões e conflitos presentes na sociedade.
Outros autores evidenciam a necessidade de refletir-se sobre a produção do conhecimento nas universidades também como sinalizadores de práticas de organização e de interações entre seus agentes (Knorr-Cetina;Latour:2004) considerando que estas caracterizam-se sobretudo, ou deve, pela transdisciplinaridade e heterogeneidade cultural de seus agentes.
Na dimensão macro (contexto nacional) das questões relacionadas às mudanças contemporâneas encetadas à performance das universidades, emergem temas como autonomia e função social das mesmas subsidiados pela necessidade de reforma do ensino superior. Considera-se que a universidade precisa demonstrar seu valor político e social (DI: 2010: 03) através da perspectiva de governança, que visa a integração da gestão acadêmica e gestão institucional, como condições necessárias para ampliar e potencializar os raios de ação das universidades.
Em que pese a importância e magnitude de tais pressupostos observa-se que a constituição e consolidação de marcos regulatórios, enquanto campo de institucionalização destes princípios para as universidades carece da inserção de elementos micro institucionais que imprimem sentido e vida as universidades, além do que encontram-se descolados dos aspectos micros, como por exemplo, as mudanças curriculares, de aspectos macros, condições de infra-estrutura e operacionalização das universidades e que por extensão comprometem a essência do papel, função e compromisso das universidades na contemporaneidade.
O espaço acadêmico se faz com a efetividade de práticas e atividades de aprendizagem diversas no âmbito das disciplinas. Entretanto estas práticas e atividades também se desenvolvem fora dos espaços acadêmicos e por resultante realizam-se atividades com diversas modalidades e formatos.
Nesse contexto a Residência social, objeto de nossa proposta de projeto, vem se consolidando como uma tecnologia de ensino ( Fischer: 2001) que busca proporcionar um processo de aprendizagem prático - reflexiva com a imersão dos estudantes em contextos diversos da realidade e por resultante articula 3 dimensões de ações: socialização de diferentes, compreensão da realidade e conexões entre ensino,pesquisa e extensão, ou seja compartilhar saberes e construir novos saberes.
1755 | ELANE FIUZA BORGES | 2 | Projetos de Ações Institucionais |
APOIO TÉCNICO AO LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO E CONSTRUÇÃO DE UM BANCO DE DADOS GEOGRÁFICO
Descrição:
Este projeto tem por objetivo dar suporte a todas as atividades que são desenvolvidas no laboratório de Geoprocessamento, principalmente no que se refere às atividades práticas referentes às disciplinas que utilizam este laboratório, tais como Cartografia Digital e SIG, Introdução ao Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, entre outras. Importante ressaltar que estas disciplinas fazem parte da grade curricular de vários cursos deste instituto, tais como Geografia (Licenciatura e Bacharelado), Geologia, Engenharia Sanitária e Ambiental e Biologia (Licenciatura e Bacharelado).
O laboratório de Geoprocessamento, a despeito de ser utilizado todos os dias por alunos de diferentes cursos, conforme supracitado, quer seja para realização de atividades práticas quer para o desenvolvimento dos projetos de pesquisas, não dispõe de apoio técnico, apesar de já ter solicitado a contratação de funcionários para este fim à direção do Instituto.
Devido a inexistência de funcionários técnicos no laboratório citado, a apresentação desse projeto, como uma ação institucional, junto ao programa Permanecer visa o apoio de bolsistas para a consolidação do laboratório, suporte as disciplinas ministradas no mesmo, além construção de banco de dados geográfico de acesso irrestrito ao público.
Os bolsistas contribuirão para o bom funcionamento dos laboratórios, possibilitando a implantação de um maior controle no uso dos equipamentos pelos alunos nos trabalhos práticos, além de permitir que o laboratório receba cuidados específicos de manutenção preventiva, tendo em vista o custo elevado dos softwares e hardwares, bem como a importante base de dados que é armazenada neste laboratório.
Os bolsistas deverão colaborar na proposição e elaboração de novos experimentos práticos e testá-los para futura aplicação nas aulas práticas. Para isso serão acompanhados e orientados pelos professores da área.
1774 | JOANA ANGELICA GUIMARAES DA LUZ | 1 | Projetos de Ações Institucionais |
UNIVERSIDADE E COMUNIDADE MEIOS DE INTERLIGAÇÃO
Descrição:
O Instituto de Ciências Ambientais de Desenvolvimento Sustentável - ICADS, iniciou suas atividades em Outubro de 2006, com seis cursos de graduação, passados quatro anos de sua implantação, conta hoje com 12 cursos de graduação e um mestrado em Ciências Ambientais. A região oeste da Bahia, onde está instalado o ICADS é uma região bastante carente de ações de ensino pesquisa e extensão, nesse sentido, desde a sua criação o ICADS deparou-se com uma grande demanda nessas áreas. Em resposta a essa demanda o Instituto conta hoje com inúmeros projetos de extensão e alguns projetos de pesquisa, apesar do grande número de projetos há uma lacuna na divulgação dos resultados desses projetos, bem como no interligação entre a comunidade, e a universidade do ponto de vista institucional.
O presente projeto tem como objetivo principal a criação de um canal de ligação entre a universidade e a comunidade em geral, compreendendo que as práticas extensionistas permitem à universidade promover o diálogo com grupos sociais que necessitam do conhecimento científico/técnico, cultural e artístico para a sua organização social, econômica e política. Nesta relação, o discente e docente têm acesso ao saber popular, entre outros saberes da sociedade, desenvolvido na formulação de estratégias de sobrevivência da população. É facilitado, também, o contato com soluções criativas, próprias de quem enfrenta as crises da sociedade - conjunturais e/ou estruturais - na perspectiva da transformação. Nessa relação de parceria, a população se qualifica para, autonomamente, fazer escolhas de diferentes naturezas e a Universidade, por sua vez, recebe elementos para repensar as suas funções. Dessa maneira, pode-se obter mais competência, tanto na produção/socialização do conhecimento quanto na formação de futuros profissionais.
O bolsista deverá atuar na sistematização das informações geradas pelo Instituto, disponibilizando-as através da home-page e boletins periódicos do ICADS, além de manter contato direto com as comunidades envolvidas nos projetos, no sentido de buscar informações que possam contribuir com um melhor dimensionamento das ações a serem propostas futuramente.
1575 | LEILA OLIVEIRA DOS ANJOS | 2 | Projetos de Ações Institucionais |
APOIO AOS TRABALHOS PEDAGÓGICOS E DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DOS ALUNOS BOLSISTAS DO NUPAE/ICADS
Descrição:
A UFBA/ICADS - Instituto Ambiental de Desenvolvimento Sustentável de Barreiras-BA, criado em 2006, é fruto do projeto de interiorização do ensino superior federal, no qual visa oferecer aos jovens da região oeste o acesso ao ensino superior de qualidade, que antes tinham que se deslocarem para as capitais da Federação para fazer o curso de seus sonhos.
Com a chegada desse campus em Barreiras, além de oportunizar alunos da cidade e das cidades circunvizinhas, bem como de outras capitais da Federação, oferece também as condições necessárias para a permanência na educação superior que é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE em 2007 com iniciativa do Governo Federal.
Uma importante meta a ser cumprida pelo Ministério da Educação - MEC, de acordo com a Lei nº 10.172/2001, faz referência à ampliação do número de vagas no ensino superior, chegando pelo menos, 30% dos jovens na faixa etária de 18 a 24 anos no ensino superior até o final dessa década, uma vez que, apenas 9% dos jovens brasileiros nessa faixa etária conseguem ingressar na universidade, segundo estatísticas no Portal do Ensino.
Mas, para esses jovens continuarem na universidade precisam ainda de Políticas Públicas que possibilitem a sua permanência, além de um ensino público de qualidade. O Programa de Ações Afirmativas do Governo Federal, criado em 2007, tem esse objetivo, e espera contribuir com o direito dos jovens, oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social, de dar continuidade nos estudos.
O Núcleo de Assistência Estudantil - NUPAE/ICADS é o setor responsável de acompanhar estes estudantes acima citados, além de outros, que, embora não são cadastrados na Assistência Estudantil, também são assistidos pelo núcleo com outras políticas: auxílio óculos, auxílio medicamentos, auxílio eventos, auxílio materiais didáticos, dentre outras demandas dos estudantes. Os alunos com perfil de vulnerabilidade social que são bolsistas, também são assistidos por estas políticas acima citadas.
Atualmente temos um total de 221 bolsistas assistidos pelas Políticas de Assistência Estudantil, sendo que, neste ano terão acréscimos de estudantes a serem beneficiados pelos Programas.
São oferecidos os seguintes Programas (com os valores em reais e os respectivos números dos beneficiados): "Bolsa Moradia" no valor de R$ 250,00 - 95 alunos, "Bolsa Permanecer" no valor de R$ 300,00 - 66 alunos, "Bolsa Auxílio Barreiras TIPO 1" no valor de R$ 120,00 - 40 alunos, "Bolsa Auxílio Tipo 02 Barreiras" no valor de R$ 60,00 - 20 alunos.
Devido ao aumento dos cursos e alunos, decorrido nessa trajetória desde 2006 até o atual momento, onde antes eram apenas 06 (seis) cursos e hoje contamos com o total de 12 (doze) cursos, com mais novos alunos ingressos no vestibular deste ano, os atendimentos aos estudantes no nosso núcleo tende a aumentar com essas demandas supracitadas além de outras que virem a surgir no decorrer da trajetória. E a falta de assistentes administrativos para este setor faz com que ocorra o acumulo das atividades exercidas pelo Núcleo.
Com isso, o Núcleo de Assistência Estudantil - NUPAE/ICADS vem desenvolvendo projetos que buscam incluir estudantes oriundos de escolas públicas nos diversos cursos oferecidos que se encontram dentro do perfil de vulnerabilidade social, oportunizando estes a virem desenvolver trabalhos voltados para o apoio administrativos dentro do Núcleo, podendo assim, também contribuir para a formação acadêmica desses bolsistas.
Diante desses pressupostos, o presente projeto tem como objetivo desenvolver as ações do setor de acompanhamento pedagógico do NUPAE, nas suas atividades regulares de avaliação pedagógica dos alunos bolsistas (critério para a manutenção das bolsas), além da orientação acadêmica realizada com os estudantes com problemas de aprendizagem. Para melhor desenvolver estas atividades será necessário identificar as principais causas do baixo rendimento acadêmico dos estudantes bolsistas do NUPAE/ICADS, e para isso, serão realizados vários estudos, bem como levantamento de dados, tais como: traçar o perfil desses estudantes, coleta e levantamento de dados, aplicação de questionários, análise dos estudos realizados por vários autores sobre o assunto acerca dos fatores apontados que os leva ao baixo rendimento acadêmico desses alunos, como também, buscar alternativas que possam minimizar a situação.
1811 | MARIA DAS GRACAS FERREIRA BACELAR | 2 | Projetos de Ações Institucionais |
REDE DE APOIO AOS ESTUDANTES DO ICADS/UFBA
Descrição:
O presente projeto tem como objetivo a construção de uma rede de apoio que contribua para o processo de adaptação do estudante ingresso no ICADS (Instituto de Ciências Ambientais Desenvolvimento Sustentável), ou seja, oferecer alternativas que venham minimizar o impacto das mudanças que acompanham os estudantes neste primeiro momento.
Consideramos que, o momento de entrada na universidade, intitulado como "estranhamento" segundo Coulon (2008, pág.32), é caracterizado como o momento em que o estudante "entra em um universo desconhecido, cujas instituições rompem com o mundo familiar que ele acaba de deixar." Sendo assim, é de suma importância para o estudante egresso ou veterano, ter as condições mínimas garantidas se considerarmos como isto pode definir ou influenciar o seu desenvolvimento, desempenho e a até a sua permanência na universidade.
Neste cenário de incertezas levantamos o seguinte questionamento. O que este momento traz de novo? Podemos claramente exemplificar através de algumas demandas. Demandas estas relacionadas ao contexto acadêmico (conhecimento de procedimentos novos que muito difere do universo do ensino médio); outras de caráter pessoal extra universidade, a exemplo de moradia já que muitos são oriundos de outras cidades e estados; cuidados pessoais com a saúde, uma vez morando sozinhos pela primeira vez tem que lidar com necessidades que eram supridas por terceiros, entre outros. Acreditamos que o conjunto destas demandas se não assessoradas pode gerar muitas dificuldades para sua vida acadêmica, bem como para a sua formação enquanto individuo como um todo.
Cabe ressaltar que essas demandas foram detectadas a partir dos atendimentos realizados pelo Serviço Social no período de 07/2009 á 12/2010. Atendimentos estes referentes as entrevistas para os processos de seleção dos bolsistas , a encaminhamentos internos e externos, a orientação individual e em grupo, entre outros. E foram nestes momentos que os estudantes apresentaram aquelas demandas entre outras, sendo o quantitativo referentes as primeiras muito maior e de mais relevância a vida do acadêmico por isso a concepção deste projeto.
O Serviço Social compõe a equipe interdisciplinar do NUPAE (Núcleo de Assistência Estudantil) setor inserido na Gerencia Administrativa do ICADS, localizado na cidade de Barreiras, e diretamente subordinado a PROAE Pró Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil.
O presente projeto também esta respaldado por um dos objetivos gerias do PROAE/NUPAE que é o de Promover e Desenvolver a Politica de Assistência Estudantil e Ações Afirmativas nesta instituição ICADS. No Plano Nacional de Assistência Estudantil aprovado pela Andifes a politica de Assistência Estudantil é vista como "um conjunto de princípios e diretrizes que norteiam a implantação de ações para garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos estudantes das IFES, na perspectiva de inclusão social, formação ampliada, produção de conhecimento, melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida". (julho/2007)
A partir deste contexto surgiu a necessidade de criação da rede de apoio, entendida como um conjunto de ações relacionadas a principio com três áreas assim especificadas: Moradia, Saúde e Estrutura Acadêmica. E que visam atender não apenas aos estudantes cadastrados no Nupae, mais a todos estudantes do Icads.
No item moradia as atividades aqui desenvolvidas têm como propósito mapear e catalogar informações sobre Repúblicas, Pensionatos, Casas de famílias, Alunos que sejam ou não da cidade e queiram alugar quartos ou dividir o imóvel. Enfim, reunir e oferecer informações sobre as possibilidades de locais que possam acomodar estes alunos ingressos. O resultado deste mapeamento transformar-se-á em um catalogo, apresentado sob o formato de um Blog a ser disponibilizado na recepção destes estudantes.
No item saúde, as atividades serão de orientação para prevenção, direcionadas para os cuidados com alimentação, higiene, saúde bucal, saúde visual, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, etc. Estas atividades serão desenvolvidas através de oficinas, palestras, cursos, construção de cartilhas, folders, etc.
No item estrutura acadêmica, o objetivo é de apresentar a estes estudantes os seus Direitos e Deveres na Universidade. Informar sobre o funcionamento e estrutura da universidade, os procedimentos institucionais, o Regimento, os espaços que os representam. Orientar sobre quais os encaminhamentos a serem dados e em quais situações. Exemplo: justificativa de ausência, como fazer, como pedir 2ª chamada, assédio moral e sexual, como solicitar as bolsas, auxílios. Serão oferecidas palestras, oficinas, seminários, criação de grupo de estudos, de cartilhas para atendermos a este objetivo.
O Blog será um instrumento que integrará as informações capitalizadas pelas três áreas de abrangência do projeto. Criando assim um espaço permanente e atualizado de discussão, divulgação, informação e integração.
1702 | POTY RODRIGUES DE LUCENA | 2 | Projetos de Ações Institucionais |
PROGRAMA DE GESTÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DO CAMPUS EDGARD SANTOS DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Descrição:
Esta Proposta
A concepção desta proposta é fruto do compartilhamento das experiências em ensino, pesquisa e extensão de um grupo de docentes, servidores técnicos-administrativos e discentes do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal da Bahia, ICADS e tem como principal objetivo a criação de uma política permanente de gestão e gerenciamento de resíduos para construção de alternativas de minimização, reutilização e disposição final.
Caracterização do problema
Nas universidades, em geral, a gestão dos resíduos gerados em atividades de ensino e pesquisa ou é desenvolvida a partir de iniciativas isoladas de docentes e técnicos-administrativos ou inexiste pela ausência de uma política institucional balizadora. Este quadro muitas vezes tem levado ao descarte inadequado dos resíduos e relega o papel de poluidor potencial às instituições de ensino superior.
A missão institucional que a UFBA e, especialmente que o ICADS, representa, não coaduna com a prática de medidas cômodas que ferem frontalmente o papel que a universidade desempenha. Assim, por princípios éticos e por uma postura coerente, se faz urgente a implantação de programas institucionais de gestão de resíduos.
O ICADS, Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal da Bahia, possui como premissa institucional a preservação dos recursos naturais e o papel de defesa do meio-ambiente. O Campus Edgard Santos, campus da Prainha, está instalado em Barreiras a cerca de 200 metros da margem direita do Rio de Ondas, fonte de abastecimento de água para diversos municípios da região Oeste da Bahia.
Particularmente, o pavilhão de laboratórios do ICADS não possui coleta pública de esgoto e o tratamento de efluentes é realizado por um sistema estático de fossa e sumidouro que recebem o esgoto gerado nos banheiros, copa, cantina e em todos os 28 laboratórios de ensino e pesquisa, desta forma, não podendo ignorar sua posição de geradora de resíduos.
Atividades práticas de ensino e pesquisa vem sendo desenvolvidas desde o ano de 2007 para os cursos de Química, Ciências Biológicas, Física, Engenharia Civil, Geologia, Engenharia Sanitária e Ambiental e Geografia sem que haja nenhuma política institucional de redução do impacto destas atividades no seu entorno.
Os laboratórios de ensino e pesquisa em ciência e tecnologia são poluidores potenciais pela grande variedade de substâncias que são produzidas contendo metais tóxicos, solventes orgânicos e espécies que podem recombinar-se com macromoléculas alterando o metabolismo de vários organismos de plantas e animais. A solução sulfocrômica utilizada na limpeza de vidrarias é um vilão famoso dos laboratórios que, apesar das campanhas de eliminação, vem sendo utilizadas indiscriminadamente em laboratórios pela sua alta eficiência na remoção de gorduras.
Costumeiramente, o sistema adotado em laboratórios de ensino e pesquisa é jocosamente conhecido por "Sistema P.A." (pia abaixo), prática que tem sido evitada pelos docentes do ICADS pelo recolhimento dos resíduos sólidos e líquidos gerados nas práticas em frascos e de vidro ou polietileno com pouca ou nenhuma identificação, gerando um passivo perigoso e crescente que necessita de um gerenciamento para sua disposição final.
Prática Geral de Gerenciamento
O Programa de Gerenciamento de Resíduos (PGR) depende essencialmente da sensibilização e conscientização de todos para garantir o sucesso. Na adoção do PGR várias ações devem ser articuladas de modo a tornar a atividade gerenciadora possível e eficaz. Institucionalmente, é importante se estabelecer a responsabilidade objetiva, ou seja, a pessoa que gera o resíduo é responsável pelo mesmo. A implantação de um PGR procura incutir no meio acadêmico a escala de prioridades ou hierarquia definidas abaixo:
1- Prevenção na geração de resíduos;
2- Minimização de resíduos perigosos;
3- Segregação e identificação;
4- Reuso;
5- Reciclagem do componente material ou energético;
6- Transformação do resíduo produzido na sua forma mais passível de tratamento;
7- Tratamento e disposição final.
É importante que, quando da sua implantação, um programa de gerenciamento contemple dois tipos de resíduos: O resíduo Ativo, que é fruto das atividades rotineiras da unidade geradora e principal alvo de um programa de gerenciamento; O resíduo Passivo, que corresponde ao resíduo estocado, geralmente não caracterizado, aguardando a destinação final adequada.
Deve-se dividir o PGR em duas etapas, enfocando em curto prazo os resíduos ativos, uma vez que são mais facilmente inventariados, caracterizados e gerenciados, eliminando automaticamente o crescimento do passivo. Gradualmente, o PGR é expandido para o gerenciamento dos resíduos passivos, onde há uma maior variação na natureza e quantidade geradas.
1782 | REGINA FERNANDES RAPOSO | 1 | Projetos de Ações Institucionais |
O LAÇO SOCIAL E AFETIVO DO ESTUDANTE COM O ICADS – REFLEXOS PARA A VIDA DO UNIVERSITÁRIO E
DEMANDAS INSTITUCIONAIS
Descrição:
O ICADS foi criado como projeto parte do Plano de Expansão das Universidades Federais do Ministério da Educação e foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFBA em 10 de novembro de 2005. Em 2006 o ICADS iniciou as atividades acadêmicas, ofertando 06 cursos de graduação. Atualmente oferta 12 cursos de graduação, 03 cursos de pós-graduação e encontra-se em expansão. Além disso, tramita no Ministério da Educação o Projeto de Criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), desmembrando o ICADS da UFBA.
A região oeste da Bahia, com 39 municípios, cresce nos últimos trinta anos no que se refere à economia e ao crescimento populacional, e gerou uma demanda regional por profissionais qualificados. Assim, a implantação do ICADS na região responde à região oeste baiana ao ofertar possibilidades de qualificação profissional e novas estratégias de uso dos recursos ambientais.
A relação do ICADS com a região oeste da Bahia está ancorada nessas possibilidades novas de crescimento para a região. Isso reflete na relação do estudante com o ICADS, uma vez que grande parte dos estudantes do ICADS é originária de municípios vizinhos de Barreiras e antes do ICADS não viviam a possibilidade de cursar uma faculdade pública federal. Isso cria no estudante expectativas de futuro, constroi novas percepções de mundo e novos lugares sociais, que serão investigados neste projeto.
Desta forma, o objetivo principal deste projeto é o de investigar os tipos de relações que o estudante tem com o ICADS. Investigar de quais formas o contexto universitário é vivenciado pelos estudantes e quais efeitos a passagem pela universidade produz na vida do universitário. Serão, então, usados os seguintes indicadores para análise: Características das relações sociais e afetivas do estudante no contexto da universidade; As representações subjetivas sobre a universidade; Os efeitos da vida acadêmica na formação pessoal do estudante; As dificuldades pessoais vividas no âmbito universitário; O quadro de evasão acadêmica; Os desejos de futuro do estudante associados à passagem pela universidade.
Através destes indicadores será possível desenvolver elementos de análise para entender a relação do estudante com o ICADS, aprimorando as práticas de intervenção psicossocial em consonância com a promoção de saúde mental e do bem estar social da comunidade acadêmica e contribuindo para a formação acadêmica do estudante.
O estudante universitário vive na universidade não apenas um espaço de formação acadêmica, mas um lugar de formação pessoal. O que incita à instituição a responsabilidade de assisti-lo integralmente no que se refere às demandas sociais e afetivas.
A UFBA e UFRB contam com a experiência e pesquisa do Observatório da Vida Estudantil (OVE) desde 2007, em que é investigada a vida do estudante "para explorar e compreender diferentes aspectos da vida de universitários dispondo-se a acompanhar seus itinerários" (Sampaio, 2009). O OVE acredita que ao compreender como vive o universitário, podem-se desenvolver as políticas de assistência social voltadas para o universitário de instituições públicas, em particular o estudante cotista e que demanda suporte social (Sampaio, 2009). Nesse sentido, este projeto acompanha em parte a proposta do OVE a fim de obter maior respaldo sobre a realidade social do estudante do ICADS.
A universidade pública - ao representar um espaço de formação, desafios e expectativas de futuro - arca com o desafio de construir políticas de ações afirmativas como instrumentos de superação das desigualdades de acesso entre os estudantes de diferentes realidades sociais, ofertando formas do estudante concluir com êxito a formação acadêmica, superando dificuldades acadêmicas e sociais. Enfrentar tal desafio requer entender como os estudantes vivem, se relacionam, estudam e trabalham. (Sampaio, 2009)
No que se refere à evasão acadêmica, pretende-se compreender os motivos que a desencadeiam no ICADS e de que forma está associada às problemáticas sociais dos estudantes. Camarano (2004) aponta três vertentes principais que explicam o abandono escolar de uma forma geral: (des)valorização social e familiar dada à escola; aspectos estruturais da sociedade como por exemplo a necessidade de trabalhar; e a vertente mais atual, o próprio sistema escolar.
Portanto, não para encontrar ?culpados?, mas para compreender a participação da universidade, da família e sociedade em geral para o abandono escolar, importa investigar de que forma estão sustentadas as relações entre o aluno e a universidade, bem como características da vida do universitário.
Para coleta e análise dos elementos de pesquisa, serão utilizados instrumentos de pesquisa qualitativa e quantitativa, tais como observação participativa, diário de campo, entrevistas abertas e grupos focais, base de dados para triar dados sobre evasão escolar e perfil sócio-econômico do estudante.
1459 | REJANE LIMA LUCIANO | 2 | Projetos de Ações Institucionais |
ORGANIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE PETROLOGIA
Descrição:
No curso de Geologia, as disciplinas Geologia Estrutural, que abrange a descrição e interpretação de estruturas geológicas, e Petrologia Metamórfica, que envolve o reconhecimento e classificação de metamorfismo registrado através de paragênese metamórfica, são de vital importância na formação acadêmico-profissional dos alunos desse curso.
O projeto de organização do laboratório de petrologia pretende incrementar o conhecimento dos bolsistas acerca do reconhecimento de elementos da geologia estrutural e sua relação com os diversos ambientes geológicos, assim como dos tipos de metamorfismo e rochas metamórficas associadas com respectivas estruturas diagnósticas, paragênese mineral e reações metamórficas.
Para tal, os bolsistas ficarão encarregados de descrever, catalogar e organizar as amostras de mão de rochas deformadas e metamorfisadas, bem como lâminas delgadas de rochas metamórficas, aplicando desta forma, o conhecimento adquirido ao longo do curso e incrementando esse conhecimento a medida que for desenvolvendo as atividades descritas acima.
1561 | SANDRO AUGUSTO SILVA FERREIRA | 2 | Projetos de Ações Institucionais |
APOIO NAS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO ICADS/UFBA
Descrição:
Resultado do projeto de interiorização do ensino superior federal, o Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento sustentável - ICADS foi criado em 2006 como campi da Universidade Federal da Bahia. A chegada da UFBA em Barreiras tem contribuído muito para que jovens que antes tinham que se deslocarem para as capitais agora possa estudar sem se afastar da família e dando o retorno a sua própria cidade. Espera-se que em alguns anos já se possa perceber no ensino médio e fundamental local melhorias decorrentes da chegada da UFBA.
Mas cabe destacar que, para esses jovens se manterem na universidade com sucesso é preciso ainda de Políticas Públicas que possibilitem a sua permanência, tanto do ponto de vista financeiro (moradia, alimentação, transporte, livros, etc.), quanto do ponto de vista acadêmico, já que muitos são oriundos de realidades educacionais que não os preparam para as dinâmicas próprias de uma universidade federal. O Programa de Ações Afirmativas do Governo Federal, criado em 2007, tem esse objetivo, e espera contribuir com o direito dos jovens, oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social, de dar continuidade nos estudos.
O Núcleo de Assistência Estudantil - NUPAE/ICADS é o setor responsável em acompanhar estes estudantes, e todos os outros estudantes, cada qual de acordo com as suas necessidades. Destacamos que além das bolsas de assistência os estudantes podem através do NUPAE obter diversos auxílios, tais como: auxílio para compra de óculos, auxílio para compra de medicamentos, auxílio para a participação em eventos, auxílio para compra de materiais didáticos, dentre outras demandas dos estudantes.
A sua criação pela direção do ICADS é fruto de uma percepção de que, considerando as especificidades de uma instituição do interior e distante mais de 800 quilometros de sua sede, é preciso desenvolver políticas próprias e autônomas de assistência estudantil, além de que a permanência dos estudantes na instituição colabora para o alcance das metas instituídas pelo REUNI e previstas na política de interiorização do ensino superior.
Atualmente o NUPAE acompanha um total de 221 bolsistas assistidos pelas Políticas de Assistência Estudantil da PROAE (Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil), com a expectativa do aumento proporcional das bolsas de acordo com a chegada dos novos alunos através do vestibular 2011.
Os principais programas de bolsas do NUPAE são: (com os valores em reais e os respectivos números dos beneficiados): Bolsa Moradia no valor de R$ 250,00 - 95 alunos, Bolsa Permanecer no valor de R$ 300,00 - 66 alunos, Bolsa Alimentação no valor de R$ 120,00 - 40 alunos, Bolsa Transporte no valor de R$ 60,00 - 20 alunos.
Devido ao aumento dos cursos e alunos, decorrido nessa trajetória desde 2006 até o atual momento, onde antes eram apenas 06 (seis) cursos e hoje contamos com o total de 12 (doze) cursos, com mais novos alunos ingressos no vestibular deste ano, os atendimentos aos estudantes no nosso núcleo tende a aumentar, e o nosso núcleo tem tido dificuldades em decorrência da falta de funcionários para as atividades administrativas.
As metas planejadas pelo NUPAE para o ano de 2011 são ambiciosas, e se destacam especialmente nas atividades que visam debater com o estudante o cotidiano universitário e os problemas decorrentes deles, e as ações voltadas à melhoria do rendimento acadêmico dos estudantes, em especial os bolsistas, já que os índices de reprovação no nosso instituto são altos.
Assim este projeto pretende envolver dois bolsistas nas atividades da coordenação do NUPAE, especialmente nas atividades externas, que visam a aproximação do NUPAE com a comunidade do oeste baiano, e nas atividades de comunicação para dar visibilidade as ações e aos programas desenvolvidos, já que muitos estudantes que de fato precisam de algum tipo de apoio da Assistência Estudantil acabam por não demandar tal apoio por falta de informação. Espera-se que estes bolsistas incorporem o sentido de grupo hoje reinante no Núcleo e venham a colaborar decisivamente para a consolidação de uma universidade pública e com compromisso social no oeste baiano.
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